Fonte: Google
Sobre o Evento
O evento tem por objetivo agregar pesquisadores e socializar saberes e práticas sobre Vigilância em Saúde, Segurança do Paciente e Doenças Emergentes e Reemergentes no contexto da Pandemia da Covid-19, formando uma rede de cooperação e minimizando os problemas de saúde pública.
O I SIREDEE aconteceu no ano de 2018, em formato presencial. No ano de 2021, levando em consideração o cenário de pandemia, o evento ampliou o escopo de debates e agregou o I SEVISP, em formato on-line, proporcionando a participação ampliada de todas as regiões do Brasil e do exterior.
Sobre o HDT - UFT
O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), situado em Araguaína, é um hospital especializado, sendo referência em doenças tropicais, com enfoque em doenças infectocontagiosas, parasitárias e acidentes com animais peçonhentos e silvestres. Recebe acadêmicos de cursos da saúde de várias instituições conveniadas. Possui, também, residências médicas em: Infectologia, Clínica Médica, Oftalmologia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade e Medicina Intensiva Pediátrica.
Possui Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), definido como um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, criado com a finalidade principal de analisar, sob os aspectos éticos e científicos, os protocolos de pesquisa à serem desenvolvidos. A análise destes protocolos visa resguardar a integridade e dignidade dos participantes da pesquisa, contribuindo assim para o desenvolvimento da pesquisa científica dentro dos padrões éticos na instituição.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
HDT-UFT Solidário
Após o surgimento da Pandemia, este triste momento que estamos vivenciando, muitas famílias têm passado por grandes dificuldades, até mesmo fome. Algumas estão em situação de vulnerabilidade extrema.
Assim, este é um evento sem fins lucrativos, cuja taxa simbólica de R$ 35,00 para efetivação da inscrição será revertida para a realização da ação "HDT-UFT SOLIDÁRIO", juntamente com o Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
O HDT-UFT SOLIDÁRIO irá contribuir para a minimização desse problema. O objetivo é incentivar a prática voluntária e a responsabilidade social, buscando auxiliar entidades carentes, a partir da mobilização e do apoio de toda a comunidade acadêmica. Além de participar de um excelente evento, com ótimas oportunidades de troca de conhecimento e aprendizado, você ainda poderá ajudar a amenizar a fome de algumas pessoas.
Esteja conosco nessa luta, inscrevendo-se para o II SIREDEE e I SEVISP através do link: https://siredeevigsaude.wixsite.com/hdt-uft
Nossa participação irá fazer, com certeza, a diferença.
Os Palestrantes
Prof. Dr. Stefan Ujvari Cunha
Stefan Cunha Ujvari é médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, graduado e pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. É autor de livros relacionados à História da infectologia. Pela Editora Contexto publicou A História da humanidade contada pelos vírus, Pandemias: a humanidade em risco, A História do século XX pelas descobertas da Medicina e História das Epidemias.
Prof. Dr. Gunter Hans
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(1978), especialização em Hansenologia pelo Associação Brasileira de Hansenologia(1982), especialização em Residência Médica em Dermatologia pela Universidade de São Paulo(1983), especialização em Residência Médica em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná(1981), Mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal de São Paulo(1994) e doutorado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade de São Paulo(1999). Atualmente é Professor assistente nivel IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Hospital Universitario Maria Aparecida Pedrossiam. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunogenética. Atuando principalmente nos seguintes temas:Dermatose bolhosa, Fogo Selvagem, Pemphigus foliaceus, Auto-anticorpos, etiology.
Profª. Dra. Helaine Carneiro Capucho
Professora Adjunta do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), atualmente exerce a função de Gerente de Farmacovigilância junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na UnB, desenvolve a tríade ensino-pesquisa-extensão nas áreas de Gestão, Economia e Vigilância Sanitária. É Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, MBA em Marketing pela FUNDACE/ FEARP - USP, Especialista em Farmácia Hospitalar e em Farmácia Clínica pela SBRAFH. É pesquisadora e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, em Saúde Coletiva e em Ciências da Saúde da UnB. Implementou o Programa Ebserh de Segurança do Paciente e liderou a criação do Selo Ebserh de Qualidade, um programa próprio de gestão da qualidade e certificação interna.
Me. Marcia Amaral Dal Sasso
Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Gestão da Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Enfermagem Hospitalar - Terapia Intensiva pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.
Atuou na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG, na Maternidade Odete Valadares (Belo Horizonte) e no Hospital Regional João Penido (Juiz de Fora). Participou da Residência em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, com treinamento em serviço no Hospital Naval Marcílio Dias - Marinha do Brasil. Atualmente é responsável pelo Serviço de Gestão da Qualidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh.
Dr. Ebert Mota de Aguiar
Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Graduado em Medicina pela UNITPAC / Araguaína
Dermatologista pela SDB - AMB - RQE 1615
Hansenólogo pela SBH - AMB - RQE 1734
Pós-Graduação em Medicina do Trabalho
Pós-Graduação em Administração Hospitalar
Pós-Graduação em Preceptoria em Saúde
Médico do HDT-UFT
Profª. Drª. Sandra Marina Bezerra
Enfermeira Estomaterapeuta- Ti Sobest.
Profª. Drª. da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Diretora do Departamento de Relações Seccionais e Delegada Internacional SOBEST/WCET.
Coordenadora da Especialização em Estomaterapia da UESPI.
Profª. Drª. Dorcas Lamounier Costa
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1979), mestrado em Saúde Pública Tropical pela Harvard School of Public Health (1991) e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Infectologia, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmaniose visceral, epidemiologia e aids.
Profª. Drª. Susana Elisa Moreno
Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo. É docente e coordenadora do programa de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco/MS. Atua também nos Programas de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (UCDB) e Doutorado em Rede em Biotecnologia e Biodiversidade (UFMS). É Presidente da CEUA (Comissão de Ética para o Uso de Animais). Atua principalmente na área de Farmacologia com projetos voltados a prospecção de compostos com ação anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante.
Prof. Dr. Neilton Araújo de Oliveira
Médico e Professor, especialista em Saúde Pública e em Políticas e Estratégias Nacionais, Mestre em Saúde Coletiva, Doutor em Ciências (Ensino de Biociências e Saúde), Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), desde out/2004, onde coordenou a criação do curso de medicina, com uma proposta inovadora; criou (2005) e coordenou (até 2015) o Núcleo de Estudos da Saúde no Tocantins (NEST-UFT) e colaborou na criação de outros cursos de saúde da UFT e na articulação intersetorial Educação, Saúde e Desenvolvimento Regional. Adjunto de Diretor da ANVISA, de out/2007 a nov/2013, Diretor de Programa (dez/15 a out/16) e Sec Exec substituto (dez/15 a jul/16) do Ministério da Saúde, militante ativo do SUS e da promoção da Cidadania, atuou (e atua) num conjunto amplo de GT e Comissões e na articulação e mobilização interinstitucional no campo da saúde
Esp. Cínthya Martins de Souza
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), é especialista em Terapia da Mão pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é terapeuta ocupacional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins.
Esp. Giselle Viana Miralhes Vargas
Chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistências.
Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela ENSP/FIOCRUZ.
Dr. Gilmar Antônio Martins de Queiroz
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Espirito Santo (1989). Atualmente é professor de pediatria do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos e medico - Secretaria da Saúde do Tocantins. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria.
Me. Júlio Gomes Bigeli
Bacharel em Ciências Biológicas (2009) e Mestre em Agroenergia (2011) pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência em biologia molecular, microbiologia, biotecnologia, epidemiologia e saúde pública. É servidor público efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins desde 2010, com atuação na área de vigilância epidemiológica e gerencia o programa de vigilância das leishmanioses na esfera estadual desde 2012. Assessor técnico das Leishmanioses do Estado do Tocantins
Minicursos
Minicursos
Conteúdos gravados. Acesso: 19 a 25/10/2021
1. Avaliação Neurológica Simplificada e Prevenção de Incapacidades Físicas em Hanseníase
Ministrante: Thaís Fonseca Bandeira
Fisioterapeuta do HDT-UFT
Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
Pós-Graduada em Fisioterapia Traumato Ortopédica;
Mestranda na Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos - UFT
Integrante da Equipe de Dermatologia no atendimento à Hanseníase do HDT - UFT
2. Terapia Ocupacional na Hanseníase: prevenção, reabilitação de incapacidades e uso de tecnologia assistiva.
Ministrante: Cinthya Martins de Souza
Terapeuta Ocupacional do HDT-UFT
Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC
Pós-graduada em Terapia da Mão pela Faculdade de Medicina da USP
3. Manejo dos pacientes com lesão de pele: do diagnóstico ao tratamento
Ministrantes:
Patrícia Lima Mercês
Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-2015
Enfermeira Estomaterapeuta- Titulada pela SOBEST
Estomaterapeuta do Serviço de Estomaterapia do Hospital Regional de Araguaína-TO
Enfermeira Assistencial do Hospital de Doenças Tropicais- HDT-UFT-EBSERH
Presidente da Seção SOBEST-TO
Raimunda Maria Ferreira de Almeida
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA; Enfermeira Estomaterapeuta pela Universidade de São Paulo-USP; Especialista em Controle de Infecção Hospitalar; Membro do Conselho Científico da Secção SOBEST- TO;
Enfermeira Assistencial do Hospital de Doenças Tropicais –HDT-UFT;
Chefe de Unidade de Vigilância em Saúde do HDT-UFT
4. Abordagem do paciente vítima de acidente por animais peçonhentos
Ministrante: Drª Alexsandra Rossi
Médica do HDT-UFT
Graduação em medicina. Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, ITPAC, Brasil, 1999-2005 - Residência médica. Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. Residência médica em: Clínica médica 2012-2014 - Residência médica. Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. Residência médica em: Reumatologia 2014-2016. Mestre em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos.
6. Noções Básicas sobre Microrganismos Multirresistentes
Ministrante: Esp. Raimunda Maria Ferreira de Almeida
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA; Enfermeira Estomaterapeuta pela Universidade de São Paulo-USP; Especialista em Controle de Infecção Hospitalar; Membro do Conselho Científico da Secção SOBEST- TO;
Enfermeira Assistencial do Hospital de Doenças Tropicais –HDT-UFT;
Chefe de Unidade de Vigilância em Saúde do HDT-UFT
7. Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais e sua importância na Saúde Pública
Ministrante: Gilmar Antônio Martins de Queiroz
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Espirito Santo (1989). Atualmente é professor de pediatria do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos e medico - Secretaria da Saúde do Tocantins. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria.
Comissão Organizadora informa que, lamentavelmente, o minicurso foi cancelado. Pedimos desculpas pelo transtorno!
5. O atendimento fonoaudiológico na síndrome da imunodeficiência humana: experiência em um hospital universitário especializado
Ministrante: Ianne Melo da Silva
Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade CEUMA, Pós-graduada em Disfagia Clínica e Hospitalar pela Escola Superior da Amazônia, Residência Multiprofissional em Saúde na área de concentração: atenção em clínicas médica e cirúrgica pela Universidade Federal do Maranhão, Fonoaudióloga do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins
8. Identificação Segura do Paciente: ações e estratégias
Ministrante: Esp. Emeline Moura Lopes
Enfermeira. Especialista em Obstetrícia, em Informática em Saúde e em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde. Chefe do Serviço de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Fortaleza-CE).
9. Diagnósticos de enfermagem - Indicadores de qualidade assistencial e segurança do paciente
Ministrante: Me. Ricardo Costa da Silva
Enfermeiro pela Universidade Federal do Tocantins com período sanduíche na Universidade de Aveiro - Portugal.
Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Enfermagem e Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás
10. Alta Social: Reflexões necessárias para o atendimento multiprofissional em saúde
Ministrantes:
Eliane Wanderley de Brito
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins – UFT; pós-graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva pela Faculdade Sul da américa; Assistente Social do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins HDT-UFT.
Isabel Cristina Bento Maranhão
Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/ULBRA; pós-graduada em Gerontologia: a inserção do velho no mundo contemporâneo pela Universidade Federal do Tocantins- UFT; Assistente Social do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins HDT-UFT.
Kátia Menezes e Silva
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará –UFPA; pós-graduada em Elaboração e Administração de Projetos Sociais pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO; Gestão Pública em Saúde pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e Gerontologia: Perspectiva Bio-Psico-Social pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER; Assistente Social do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins HDT-UFT.
11. Abordagem multiprofissional em Cuidados Paliativos
Ministrantes: Ricardo Borges
Médico geriatra e paliativista, coordenador da equipe de suporte paliativo de referência multidisciplinar do HC_UFG/EBSERH e da equipe de cuidados paliativos do hemolabor, pós graduando em filosofia.
Bianca Borges
Enfermeira da equipe de suporte paliativo do HC-UFG/EBSERH, especialista em cuidados paliativos e terapia da dor, mestranda em enfermagem pela UFG.
Emmeline Dias
Assistente social da equipe de suporte paliativo do HC-UFG/EBSERH, especialista em saúde do idoso e especialista em saúde mental.
Taciana Uehara
Fonoaudióloga da equipe de suporte paliativo do HC-UFG/EBSERH, especialista em motricidade orofacial.
12. Doença de Chagas no Estado do Tocantins: Vigilância e Manejo do Paciente
Valéria Rita Correa
Graduação em medicina pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (1988), Especialização em cardiologia pelo Instituto de Pós graduação medica do Rio de Janeiro IPGMRJ (1992) e UNICOR SP (1990). Mestrado profissionalizante em Terapia Intensiva IBRATI – INSTITUTO BRASILEIRO DE TERAPIA INTENSIVA – SP (2008) e mestrado em Programa de Tecnologia Nuclear pelo Instituto de pesquisa energetica nucleares - USP (2010). Doutoranda do programa de tecnologia nuclear pelo Instituto de pesquisas energéticas nuclear -USP. Médica - RedeCor , medica do Hospital e Maternidade Dom Orione, do Hospital Regional de Araguaina . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em CARDIOLOGIA, principalmente nos seguintes temas: doença de chagas, insuficiência cardíaca, e atuando como ecocardiografista.
Anália Fagundes Gomes
Superintendência de Vigilância em Saúde/SES/TO. Graduada em Biologia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atuação na área desde 1994.
13. A importância do uso racional de antimicrobiano no pós Covid
Ministrantes: Andyane Freitas Tetila
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), Residência Médica em Infectologia pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - HUMAP/UFMS (2008), Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela Faculdade INESP. Atualmente é médica infectologista do Hospital Universitário da UFGD/EBSERH, a qual atua na Infectologia Hospitalar, controle e prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde e Vigilância Epidemiológica Hospitalar. É servidora da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.
Programação
19/10/2021 I Terça-feira
Conteúdos gravados Minicursos e apresentações de trabalho
ACESSO 19 A 25/10/2021
20/10/2021 I Quarta-feira
8h-8h45 I Cerimônia de Abertura
8h45 - 9h45 Palestra Magna I A História das Epidemias I Prof. Dr Stefan Ujivari Cunha
9h45 - 10h I Intervalo
10h-12h00 Mesa Redonda I Hanseníase: uma doença reemergente.
Perspectivas ontem, hoje e amanhã I Prof. Dr. Gunter Hans
O impacto da pandemia na Hanseníase I Dr. Ebert Mota
Terapia Ocupacional: Reabilitação e prevenção de incapacidades na Hanseníase I Drª. Cinthya Martins de Souza
14h-15h15 Palestra I O Impacto da Covid-19 na Segurança do Paciente: aprendizados e perspectivas futuras I Profª. Drª. Helaine Capucho
15h15-15h35 Apresentação artístico-cultural
15h35-15h45 I Intervalo
15h45 - 16h Apresentação dos Hospitais Parceiros
16h-18h Mesa Redonda I Segurança do paciente
Impacto da pandemia nas ações de Gestão da Qualidade nos Hospitais Universitários I Ms. Márcia Dal Sasso
Lesões de Pele e o impacto na Segurança do Paciente I Profª. Drª. Sandra Marina Gonçalves Bezerra
Comunicação efetiva e sua importância para a Segurança do Paciente I Esp. Giselle Viana Miralhes Vargas
Quinta-feira 21/10/2021
8h15-9h30 Palestra I A Vigilância em Saúde no Contexto do SUS e os desafios de ontem e hoje I Prof. Dr. Neilton Araújo Azevedo
9h30-9h45 Apresentação dos Hospitais Parceiros
9h45-10h I Intervalo
10h-12h Mesa Redonda I Avanços e contribuição da ciência para a humanidade
Evolução e Contribuição das vacinas, dos fármacos e da ciência para a humanidade I Profª. Drª. Susana Elisa Moreno
Eventos Adversos da Vacina da Covid-19 e a importância do Sistema de Notificação I Dr. Gilmar Antônio Martins de Queiroz
14h-16h15 Mesa Redonda I Leishmaniose: uma doença emergente, grave e negligenciada
Leishmaniose Visceral humana e os desafios para o Sistema Único de Saúde I Profª. Drª. Dorcas Lamounier Costa
Leishmaniose Tegumentar: novas possibilidades de tratamento na velha doença I Dr.Ebert Mota
Vigilância das Leishmanioses no Tocantins no contexto da Covid-19: desafios e perspectivas I Ms. Julio Gomes Bigeli
16h15-16h25 Apresentação dos Hospitais Parceiros
16h25 - 16h35 I Intervalo
16h35 - 17h35 Lançamento Oficial do Livro Doenças Infectocontagiosas e o Controle de Infecção Hospitalar: Desafios em Tempos de Pandemia
17h35 I Encerramento do evento
Inscrição
Para efetuar sua inscrição, realize o pagamento da taxa e em seguida acesse o formulário para preenchimento dos dados para inscrição e anexar o comprovante.
O comprovante de pagamento deve estar em formado PDF, e é necessário estar logado na sua conta Google (gmail, Yahoo, hotmail…) para realizar a inscrição e conseguir fazer o upload
Valor*: R$ 35,00
O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária ou PIX em nome de: Rafael Silva Souza
Conta para transferência: Ag 0001
CC 71988899-7
Banco 0260 - Nu Pagamentos S.A. (Nubank)
Chave PIX: carsn.ufnt@gmail.com
Ou use o QR Code
*Evento sem fins lucrativos. A taxa simbólica para efetivação da inscrição será revertida para a realização da ação "HDT-UFT SOLIDÁRIO".
Certificados
Os certificados do evento serão emitidos pela Gerencia de Ensino e Pesquisa do HDT-UFT com a carga horária de 40 horas.
Os certificados para os minicursos serão emitidos com a carga horária específica de cada um.
Clique aqui para imprimir seu certificado
(faça uma busca pelo seu nome e imprima apenas a página correspondente)
Coordenação
Coordenação Geral
Jáder José Rosário da Silva
Wagner dos Santos Mariano
Coordenação Comissão Organizadora
Marceli Diana Helfenstein Albeirice da Rocha
Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante
Raimunda Maria Ferreira de Almeida
Comissão Organizadora do HDT-UFT
Áurea Maria Casagrande da Luz
Alexsandra Rossi
Daianni Alves Parreira
Genice Oliveira de Souza
Maria Izabel Gonçalves de Alencar Freire
Jáder José Rosário da Silva
Laércio de Sousa Araújo
Luis Fernando Beserra Magalhães
Marceli Diana Helfenstein Albeirice da Rocha
Marcos Antônio Silva Batista
Nildene Silva Andrade Bandeira
Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante
Patrick Nunes Brito
Raimunda Maria Ferreira de Almeida
Rita de Cássia Pereira da Silva
Roberta Kelly Ferreira
Rossine Ambrósio Alves
Santo Ezio Bazzo Junior
Satila Evely Figuereido de Souza
Thalita Costa Ribeiro
Wagner dos Santos Mariano
Comissão Organizadora do CA de Medicina da UFNT
Bruna Carolina Miranda de Carvalho
Giordana Oliveira Duarte
Heitor Donizete dos Santos Silva
Marcelo Henrique Sousa Nunes
Maria Isabel Fernandes Torquato de Sá
Matheus da Silva Wiziack
Matheus Silva Lima
Natã Silva dos Santos
Rafael Silva de Sous
Sarah Garcia Bento Fonseca
Tayná Moreno
Vitor Soares Machado de Andrade
Comunicação e Divulgação
Daianni Alves Parreira
Comitê Científico
Ms. Jáder José Rosário da Silva - Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT)
Ms. Marceli Diana Helfenstein Albeirice da Rocha - Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT)
Prof. Dr. Márcio Miranda Brito - Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT) e Hospital Municipal de Araguaína(HMA)
Ms. Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante - Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT)
Enfª Estomaterapeuta Raimunda Maria Ferreira de Almeida - Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT)
Prof. Dr. Ruy Ferreira da Silva - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Buenos Aires, Argentina/ Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT).
Prof. Dr. Wagner dos Santos Mariano - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)/ Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT)